Principais aspectos para uma nutrição completa, balanceada e funcional:

Individualidade bioquímica

Cada indivíduo possui um DNA único, que só ele tem, logo, seu metabolismo também é único, fazendo com que suas necessidades nutricionais também sejam únicas. Deste modo, uma dieta confeccionada para o pet A "não deve" ser a mesma para o pet B, por mais que sejam da mesma raça, sexo, idade e peso, assim, não acharão neste site nenhum receituário nutricional (dieta). A nutrição coletiva (alimentos industrializados - rações) busca atingir ao máximo as necessidades nutricionais do coletivo, atualmente, já existe uma grande segmentação (porte, idade, raça, condição reprodutiva e coadjuvantes ao tratamento de doenças específicas,...), contudo, se for necessário uma dieta para um pet idoso, com insuficiência renal crônica associado a uma hipersensibilidade alimentar (alergia) e obeso não existe uma ração específica.

Tolerância alimentar.

Como dito acima, alguns pets reagem de forma negativa quando ingerem um determinado alimento ou ingrediente, enquanto que, com outros nada acontece. Isto ocorre geralmente com alimentos proteicos, com proteínas de alto peso molecular, difíceis de serem digeridas e absorvidas (baixa digestibilidade), podendo gerar diversos distúrbios digestivos (diarreia, disbiose, cólicas, ...) ou sistêmicos, inflamações agudas com potencial risco de choque, desenvolvimento de doenças crônico degenerativas (doença cardíaca, renal, diabetes, hipertensão, ...).

Saúde gastrintestinal

A maior parte do sistema imunológico se encontra junto ao tubo digestivo, portanto, a saúde do sistema digestivo é fundamental para a saúde do pet. A baixa ou falta de acidificação gástrica (uso prolongado de antiácidos), a baixa produção das enzimas digestivas e a disbiose (crescimento anormal das bactérias patogênicas), podem causar distúrbios que vão desde flatulência até alteração da pressão arterial passando por otites recorrentes.

Por que é necessário uma consulta nutricional?

Primeiramente, consultas onlines ferem o Código de Ética do Médico Veterinário, Capítulo IV, Parágrafo XV- que diz: É proibido receitar sem prévio exame clínico do paciente; assim sendo, não faço atendimento virtual, somente presencial, uma vez que, é fundamental para elaboração dos protocolos nutricionais, uma Avaliação Nutricional completa.

Comer

É o ato ou efeito de ingerir alimentos, afim de abastecer o corpo de energia para saciar a “fome”, está associado ao prazer do consumo e não à atingir as necessidades nutricionais.

Alimentar

Refere-se a todos os processos envolvidos desde consumo do alimento (comer), passando pela digestão até a assimilação dos nutrientes, a fim de manter a saúde (homeostasia) do corpo.

Nutrir

Garantir que todos os nutrientes sejam consumidos, digeridos, absorvidos e aproveitados de maneira correta, independente da condição clínica do indivíduo, de modo a garantir que todos os processos celulares ocorram perfeitamente.